Notícias
Segurança do Paciente
No Brasil, o mês de abril é alusivo às ações voltadas para a segurança do paciente. Esta alusão surgiu a partir do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) que aconteceu em abril de 2013 por meio da Portaria GM/MS nº 529, e desde então esta ocasião passou a ser um excelente momento para enfatizar as ações desenvolvidas, compartilhar conhecimento sobre práticas seguras, além de divulgar o papel dos serviços e profissionais na promoção da segurança do paciente.
Hoje em dia o termo “segurança do paciente” é muito comum nos processos de assistência hospitalar, mas pouco difundido dentro dos laboratórios, já que lidam na maior parte do tempo com as amostras e não com o paciente. Entretanto, cabe também aos laboratórios garantir a segurança do paciente, afinal erros laboratoriais podem ocasionar efeitos e diferentes impactos negativos sobre eventos adversos.
Existem diversas ações que o laboratório pode realizar para garantir a segurança do paciente, e destacamos algumas delas a seguir:
-
Garantir que os dados dos pacientes/usuários estejam corretamente registrados, principalmente informações que possam influenciar nos resultados dos exames;
-
Dupla checagem na conferência da qualidade e na identificação das amostras;
-
Utilizar materiais analíticos de boa qualidade;
-
Assegurar a rastreabilidade da amostra e os seus resultados;
-
Assegurar a rastreabilidade dos processos analíticos através da correta identificação de todos os profissionais, insumos e equipamentos vinculados à realização de suas análises;
-
Garantir a clareza das informações constantes no laudo (como unidades de medida e valores de referência);
-
Garantir a comunicação efetiva de resultados críticos, emitido laudos confiáveis;
-
Implantar um sistema de gestão da qualidade que trabalhe para garantir a realização dos processos laboratoriais com precisão e segurança;
-
Garantir que os profissionais sejam bem treinados e possuam um sistema de educação continuada para atualização dos seus conhecimentos;
-
Realizar ações para prevenir e corrigir eventuais falhas dentro do processo laboratorial;
-
Garantir a segurança dos dados do paciente, primando pela confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações;
-
Realizar o controle de qualidade das análises laboratoriais.
Ciente do seu papel para a saúde paraibana, o LACEN-PB através do Núcleo da Qualidade e Biossegurança em conjunto com as diretorias, gerências, coordenações têm implementado essas e outras ações que visam a segurança do paciente e consequentemente a qualidade dos serviços.