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Segurança do Paciente

Entenda as formas que o laboratório pode contribuir com a segurança do paciente

No Brasil, o mês de abril é alusivo às ações voltadas para a segurança do paciente.  Esta alusão surgiu a partir do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) que aconteceu em abril de 2013 por meio da Portaria GM/MS nº 529, e desde então esta ocasião passou a ser um excelente momento para enfatizar as ações desenvolvidas, compartilhar conhecimento sobre práticas seguras, além de divulgar o papel dos serviços e profissionais na promoção da segurança do paciente.

Hoje em dia o termo “segurança do paciente” é muito comum nos processos de assistência hospitalar, mas pouco difundido dentro dos laboratórios, já que lidam na maior parte do tempo com as amostras e não com o paciente. Entretanto, cabe também aos laboratórios garantir a segurança do paciente, afinal erros laboratoriais podem ocasionar efeitos e diferentes impactos negativos sobre eventos adversos.  

Existem diversas ações que o laboratório pode realizar para garantir a segurança do paciente, e destacamos algumas delas a seguir:

  • Garantir que os dados dos pacientes/usuários estejam corretamente registrados, principalmente informações que possam influenciar nos resultados dos exames;

  • Dupla checagem na conferência da qualidade e na identificação das amostras;

  • Utilizar materiais analíticos de boa qualidade;

  • Assegurar a rastreabilidade da amostra e os seus resultados;

  • Assegurar a rastreabilidade dos processos analíticos através da correta identificação de todos os profissionais, insumos e equipamentos vinculados à realização de suas análises;

  • Garantir a clareza das informações constantes no laudo (como unidades de medida e valores de referência);

  • Garantir a comunicação efetiva de resultados críticos, emitido laudos confiáveis;

  • Implantar um sistema de gestão da qualidade que trabalhe para garantir a realização dos processos laboratoriais com precisão e segurança;

  • Garantir que os profissionais sejam bem treinados e possuam um sistema de educação continuada para atualização dos seus conhecimentos;

  • Realizar ações para prevenir e corrigir eventuais falhas dentro do processo laboratorial;

  • Garantir a segurança dos dados do paciente, primando pela confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações; 

  • Realizar o controle de qualidade das análises laboratoriais.

 Ciente do seu papel para a saúde paraibana, o LACEN-PB através do Núcleo da Qualidade e Biossegurança em conjunto com as diretorias, gerências, coordenações têm implementado essas e outras ações que visam a segurança do paciente e consequentemente a qualidade dos serviços.