Notícias
Profissionais do LACEN participam de treinamento em Investigação Laboratorial de Micoses
Além de serem claramente uma questão de saúde pública, as doenças fúngicas no Brasil representam um sério problema, no entanto, historicamente essas doenças sofreram um quadro de negligência no que se refere a investimentos em pesquisa e inovação.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz organizou um treinamento voltado ao aperfeiçoamento da investigação laboratorial de agravos de interesse em Saúde Pública causados por fungos, que ocorreu entre os dias 02 e 06 de maio nas instalações do LACEN-DF em Brasília.
O objetivo maior é possibilitar que cada LACEN torne-se autônomo na investigação dos agravos fúngicos de maior importância epidemiológica de forma a agilizar a resposta frente à surtos e emergências sanitárias relacionadas.
“O treinamento aborda aulas teóricas e práticas, o que tem nos dado uma base para a implantação da investigação dos principais agravos fúngicos” destacou a farmacêutica Aldenair Torres, coordenadora do laboratório de Doenças Parasitárias e Micologia do LACEN-PB. Além dela, a biomédica Charmone Pereira também participou do treinamento.