Notícias

LACEN realiza capacitação para profissionais de Sapé-PB

Capacitação.jpg

A equipe do Laboratório de Micobacteriologia do LACEN-PB, coordenada pelo biomédico Mateus Costa, realizou uma Capacitação em Baciloscopia para Diagnóstico Laboratorial da Hanseníase com dois profissionais do município de Sapé. A atividade ocorreu entre os dias 25 à 29 de abril na sede do LACEN-PB em João Pessoa onde foi ministrada toda a parte teórica relacionada ao tema e também a parte prática de confecção, leitura e interpretação de lâminas. A capacitação contemplou ainda a ida dos profissionais até o Complexo Hospitalar Clementino Fraga para observar e praticar a etapa da coleta de amostra.

O coordenador do Laboratório de Micobacteriologia, o biomédico Mateus Costa, lembra que é papel do LACEN a oferta de capacitações para os profissionais da rede de laboratórios que realizam exames de interesse de Saúde Pública e promover a Vigilância Laboratorial destes agravos, e isso inclui a investigação laboratorial da  Hanseníase.

Os serviços (públicos ou privados), que realizem diagnósticos de agravos de saúde pública, podem fazer a solicitação de capacitação de seus profissionais seguindo o fluxo descrito aqui.

Os profissionais capacitados nesta semana foram a Ladyane Cibele Almeida de Souza (técnica em laboratório) e o Edjânio de Souza Amaro (farmacêutico-bioquímico). Ambos compõem o quadro de servidores do município de Sapé-PB.