Notícias

LACEN-PB recebe treinamento em diagnóstico molecular para investigação da resistência medicamentosa da Hanseníase

1 | 2
2 | 2
HANSEN 2.jpeg
HANSEN.jpg

Entre os dias 20 e 22 de maio, a equipe dos setores de Micobacteriologia e Bacteriologia do LACEN-PB recebeu uma capacitação em diagnóstico molecular para resistência medicamentosa da Hanseníase.

A avaliação da resistência medicamentosa da hanseníase é de fundamental importância para proporcionar maior efetividade no tratamento com preservação da eficácia dos medicamentos existentes, para otimizar o controle na transmissão de cepas resistentes e para monitorar os padrões de resistência, contribuindo assim, para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas.

A farmacêutica Aldenair Torres, que também é diretora técnica do LACEN-PB, acrescenta que a avaliação da resistência medicamentosa é crucial para garantir o sucesso do tratamento, controlar a disseminação da doença, e orientar as políticas de saúde pública e a pesquisa científica.

Com a equipe capacitada, a previsão é que nas próximas semanas seja divulgada uma Nota Técnica orientando os serviços de saúde quanto ao fluxo para encaminhamento das amostras para este tipo de investigação.