Notícias

LACEN-PB promove Oficina Técnica sobre Vigilância Laboratorial na 2° Macrorregião de Saúde

1 | 3
2 | 3
3 | 3
oficina tecnica 2 macro 2.jpeg
oficina tecnica 2 macro.jpeg
oficina tecnica 2 macro 3.jpeg

No dia 08 de outubro de 2024, o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN-PB) promoveu a Oficina Técnica sobre Vigilância Laboratorial para a 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba. O evento, que aconteceu no auditório da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, reuniu profissionais da saúde pública e laboratórios de vários municípios da região com o objetivo de aprimorar os fluxos pré-analíticos relacionados à investigação laboratorial  de agravos de interesse em Saúde Pública, bem como discutir os avanços e desafios da área.

Entre os temas abordados durante a oficina, destacaram-se o "Cadastro de Amostras no GAL" (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), que visa padronizar o registro de amostras enviadas para análise, e as orientações sobre "Coleta, Acondicionamento e Envio de Amostras para análise nas diversas metodologias ofertadas no LACEN-PB.", práticas essenciais para garantir a integridade e a precisão dos resultados laboratoriais. A "Vigilância Laboratorial para Tuberculose", uma das doenças prioritárias na rede de vigilância, também recebeu destaque, com discussões sobre métodos de detecção e monitoramento.

As discussões ressaltaram o uso de tecnologias avançadas na identificação de patógenos e no acompanhamento da evolução de surtos, contribuindo para uma resposta mais ágil e eficaz em situações de risco epidemiológico.

Além das discussões técnicas, o evento também foi marcado pela entrega de certificados de desempenho a municípios que se destacaram no cumprimento de requisitos de qualidade em suas práticas laboratoriais.

Os municípios contemplados com o certificado de desempenho e os respectivos critérios foram:

- ESPERANÇA (maior percentual de coletas para triagem neonatal realizadas dentro do tempo oportuno e 100% de aprovação no Controle de Qualidade de Baciloscopia para Tuberculose);

- CAMPINA GRANDE (Destaque na implementação da vigilância laboratorial da Tuberculose);

- CUITÉ (menor tempo médio entre data da coleta e encaminhamento de amostras de triagem neonatal ao LACEN-PB);

- SUMÉ (menor percentual de amostras não conformes para triagem neonatal encaminhadas ao LACEN-PB);

- ALAGOA GRANDE (menor percentual de amostras não conformes encaminhadas ao LACEN-PB).

Esta ação de reconhecimento visa incentivar o aprimoramento contínuo e o compromisso com a excelência nos serviços de vigilância laboratorial.

A oficina técnica reforça o papel estratégico do LACEN-PB no apoio à rede de saúde pública da Paraíba, capacitando os profissionais e aprimorando as práticas laboratoriais para o controle de doenças em todo o estado. A próxima oficina será realizada em João Pessoa no mês de novembro, contemplando assim todas as macrorregiões de saúde do estado.