Notícias
LACEN-PB promove oficina de vigilância laboratorial na 2ª Macrorregião de Saúde
O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta segunda-feira, 16 de setembro, uma Oficina de Vigilância Laboratorial voltada para profissionais de saúde da 2ª Macrorregião, no município de Campina Grande. O encontro teve como objetivo fortalecer as ações de vigilância epidemiológica e laboratorial, promovendo integração entre os serviços de saúde e aprimorando os fluxos de envio e análise de amostras.
Durante a oficina, foram abordados temas essenciais para a melhoria da qualidade das análises laboratoriais e para a resposta rápida a agravos de importância em saúde pública. Entre os assuntos discutidos, destacaram-se: o cenário epidemiológico da 2° macrorregião de saúde e identificação e gerenciamento de não conformidades de amostra e de cadastro.
O evento contou com a participação de mais de 130 profissionais incluindo representantes de laboratórios municipais, vigilâncias epidemiológicas, vigilâncias hospitalares e coordenações regionais.
Na ocasião foram também entregues certificados de desempenho para:
- Hospital Geral de Queimadas (maior percentual de amostras conformes encaminhadas ao LACEN-PB)
- Municípios de Cuité, Alagoa Grande e Campina Grande (destaque na vigilância da Esporotricose Humana)
- Município de Esperança (100% de aprovação no Controle de Qualidade de Baciloscopia para Tuberculose)
- Município de Campina Grande (Destaque na implementação da vigilância laboratorial da Tuberculose)
- 3°, 4° e 5° GRS (Reconhecimento pelos serviços em prol do fortalecimento da vigilância laboratorial)
Essa é mais uma estratégia do Governo da Paraíba, por meio do LACEN-PB, para fortalecer a rede de vigilância laboratorial, assegurando respostas mais ágeis e efetivas diante de surtos, epidemias e outras situações de risco à saúde pública.