Notícias

LACEN-PB passa a integrar a Rede Nacional de Sequenciamento Genético - RNSG

Sequenciamento.jpg

O surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 resulta das frequentes mutações que ocorrem durante a sua replicação (reprodução de novas cópias do vírus dentro das células infectadas). Por sua vez, essas novas variantes, podem levar a linhagens mais transmissíveis ou nocivas do vírus e esta preocupação é o que justifica a necessidade em se investigar as características moleculares destes vírus em circulação. 

O LACEN-PB que antes apenas enviava amostras para os Laboratórios de Referência Nacional para realização de ensaios de sequenciamento genético, passa a integrar a Rede Nacional de Sequenciamento Genético (RNSG) criada pelo Ministério da Saúde, sendo uma instituição executora desta metodologia e ficando responsável em atender todo o Estado da Paraíba. Para isso foi feito investimento no parque tecnológico e capacitação da equipe técnica.  

Inicialmente, o foco do Laboratório de Sequenciamento Genético do LACEN-PB será voltado à COVID-19, porém, o objetivo é estender em um futuro próximo esta investigação para outros agravos de saúde pública como dengue, influenza, sarampo, tuberculose, entre outros.

Importante salientar que este tipo de investigação laboratorial não é realizado em todas as amostras encaminhadas ao LACEN-PB. A investigação ocorrerá em amostras que atendam a critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Vigilância Epidemiológica Estadual.

O sequenciamento genético não é um método de diagnóstico, sendo assim, não tem qualquer impacto em uma conduta clínica individual. Ele é uma ferramenta utilizada como estratégia da vigilância genômica que, por sua vez, fornece informações importantes para tomadas de decisão no âmbito da Saúde Pública como, por exemplo, a atualização de vacinas, tendo ainda a finalidade de auxiliar pesquisas visando ao controle e à antecipação de situações graves no combate a epidemias, através da análise do estrutura e comportamento do vírus.