Notícias

Doença de Chagas

O dia 14 de abril foi oficialmente instituído como dia mundial de combate à doença de Chagas

Endêmica em 21 países das Américas, a Doença de Chagas, infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi,  acomete aproximadamente 6 milhões de pessoas.

Dados do Ministério da Saúde apresentam significativa tendência de queda das taxas de mortalidade nos últimos anos, no período de 2000 a 2019. No entanto, a doença de Chagas continua sendo uma importante causa de morte no Brasil, com uma média de 4 mil óbitos a cada ano, na última década. 

Estima-se que cerca de 70 milhões de pessoas vivem em áreas de exposição e correm o risco de contrair a doença. O Trypanosoma cruzi é transmitido pelo contato com as fezes dos insetos vetores, conhecidos popularmente no Brasil como “barbeiros” (insetos das espécies Triatoma infestans, Rhodnius prolixus e Panstrongylus megistus, dentre mais de 300 espécies que podem transmitir o Trypanosoma cruzi). Também existem outras formas de transmissão, como a transmissão oral, pela ingestão de alimentos contaminados com os parasitas; a transmissão de mãe para filho ou forma congênita; por transfusões de sangue e transplante de órgãos; e por acidentes de laboratório.

O LACEN-PB realiza a investigação laboratorial deste agravo nas amostras recebidas de todo o Estado da Paraíba. A farmacêutica-bioquímica Aldenair Torres, que é coordenadora do LACEN-PB trás neste vídeo, uma explanação sobre a doença e sua investigação laboratorial.