Notícias

Diagnóstico Molecular para COQUELUCHE implantado no LACEN-PB

1 | 1
ImplantacaoCoqueluche.jpg

A coqueluche é uma infecção respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis de interesse em saúde pública, pois é uma doença altamente contagiosa que se transmite por meio de gotículas respiratórias.

A Bordetella pertussis é um organismo de crescimento lento e métodos moleculares como a RT-PCR que identifica o DNA alvo com maior sensibilidade e especificidade e em menor tempo de reação são necessários para a elucidação de um diagnóstico rápido e preciso.

A coleta da secreção nasofaríngea deve ser realizada antes da antibioticoterapia ou no máximo de três dias de uso do medicamento, este material deve ser transportado em meio de transporte específico (Agar Carvão), fornecido pelo LACEN PB.

Todo indivíduo, independentemente do estado vacinal, que apresente tosse de qualquer tipo, há dez dias ou mais, associada a um ou mais dos seguintes sintomas: tosse paroxística: tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas (5 a 10 episódios de tosse), em uma única expiração, guincho inspiratório, vômitos pós-tosse, cianose, apneia e engasgo deve ser considerado como caso suspeito e está apto realizar o exame.

Antes da implantação do RT-PCR para coqueluche pelo LACEN PB, o diagnóstico era realizado apenas através do isolamento da bactéria Bordetella pertussis pela cultura que pode levar até 10 dias para haver crescimento bacteriano.

Através da RT-PCR pode-se obter um diagnóstico rápido, específico em no máximo de 72h.