Dia Mundial de Combate à Tuberculose: A importância da Vigilância Laboratorial

Em todos os anos, a data de 24 de março serve para lembrar sobre a importância do combate permanente à Tuberculose. Nesse sentido, diversas ações de conscientização sobre diagnóstico oportuno, prevenção e controle da doença são realizadas visando tanto reduzir sua disseminação quanto aumentar a adesão ao tratamento entre os indivíduos que já foram acometidos por ela. A Data foi instituída em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do descobrimento do agente causador da doença, o Mycobacterium tuberculosis.

Os exames laboratoriais assumem um papel central nesta luta, pois sem eles as chances de combater efetivamente a doença e acompanhar a evolução do tratamento são mínimas.

No Brasil, esse exames devem ser ofertados desde a Atenção Básica de Saúde, a exemplo da baciloscopia para tuberculose, cabendo a REDE LACEN e alguns serviços especializados a execução de investigações de média e alta complexidade, tais como, a realização de cultura de micobactérias, a identificação genotípica (através de métodos moleculares) e a realização de testes de sensibilidade às drogas utilizados nos protocolos de tratamento. Ainda podem haver certas situações em que uma amostra seja encaminhada para análises ainda mais específicas executadas em Laboratórios de Referência Nacional, a exemplo da FIOCRUZ.

No sistema de saúde pública da Paraíba, a rede para diagnóstico laboratorial da tuberculose é composta pelos laboratórios dos serviços de assistência (municipais ou estaduais) que foram capacitados pelo LACEN-PB para execução da baciloscopia, cultura e Teste Rápido Molecular (TRM-TB), este último é considerado a metodologia mais moderna e assertiva para o diagnóstico primário e está disponível à população em 5 serviços especializados distribuídos estrategicamente para atender todas as regiões de saúde do estado: Complexo Hospitalar Clementino Fraga e Policlínica Municipal de Mandacaru (João Pessoa), Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (Campina Grande), Policlínica Mirian Gadelha (Sousa) e mais recentemente no LACEN Sertão (Patos).

Neste ano, esta data coincide com o início das operações do LACEN Sertão, que expande a oferta do TRM-TB e cultura de tuberculose para todos os municípios da 3° Macrorregião aos pacientes que se enquadram nos critérios estabelecidos por protocolos do Ministério da Saúde. O fluxo de envio das amostras para o LACEN Sertão está descrito nesta Nota Informativa.

Desta forma - e seguindo este fluxo - não só se proporciona o diagnóstico individual em tempo oportuno ao paciente, como também se executa o monitoramento à nível populacional (vigilância epidemiológica e laboratorial) quanto à ocorrência da doença e características dos patógenos em circulação a fim de direcionar ações e estratégias em Saúde Pública.

Para isso se faz necessária a expansão da rede de laboratórios executores da baciloscopia em todo o território estadual, considerando ser esta uma metodologia de baixo custo e fácil aplicação para um diagnóstico rápido, efetivo e oportuno. Nesse sentido, o LACEN-PB oferta capacitações em baciloscopia e cultura para tuberculose aos municípios e serviços que necessitam implantar este diagnóstico (acesse o link para a solicitação) tornando-os visíveis aos programas e projetos de diagnóstico e controle da tuberculose a nível estadual e nacional.